Não dá pra negar que a exposição na mídia tornou-se um fator primordial para a construção da imagem do DJ de qualquer segmento e, por essa razão, é preciso se preparar para atuar um porta-voz para interagir com diferentes veículos e meios de comunicação.
A assessoria de imprensa é uma ferramenta importante para o relacionamento com seus públicos de interesse, então, não dá pra pisar na bola nessa hora.
Na coluna Do It Yourself (DIY) da semana passada, vimos 5 dicas de como o DJ pode dominar essa relação sem intermediadores. Agora compilei os cinco erros mais comuns que os DJs cometem ao se tornarem sua própria interface com jornalistas.
Nós vamos te ajudar a não cair nos mesmos vícios, beleza?
5) Não coloque sua avaliação física no press-release
Influências de house, cintura fina e 1000 cm de busto. Dizer que você não deve subestimar a capacidade do jornalista já resume o tamanho do risco na imagem que teve a DJ que tomou a atitude de colocar suas medidas no release, né?
4) Não tente emplacar na 1ª
Ninguém melhor que você sabe a importância de ter finalizado a primeira track e no calor dessa realização, saiba ter um distanciamento para calcular seus passos e montar um mini plano de lançamentos para o trimestre. Você seria facilmente questionado sobre seu primeiro EP e álbum de estreia pela imprensa.
3) Não perca o timing!
Segunda-feira, 15h, é segunda-feira, 15h. Certo? Pequenos atrasos podem existir, mas não comprometa responder uma entrevista se você não vai estar lá ou não poderá enviar as respostas a tempo, por exemplo, do fechamento da revista.
2) Não sacar a diferença entre blogueiro, jornalista e influenciador
Um jornalista pode ser blogueiro, ter seu próprio blog, e por isso não ter o peso de seguir uma linha editorial de uma empresa de comunicação. Porém, o blogueiro, não necessariamente é um jornalista, pode ser especializado em algo que alcançou certa influência por compartilhar seu conhecimento. Já um influenciador de redes sociais não necessariamente escreve em algum lugar. Ele é uma fonte confiável de informação. O trabalho desse cara é medido pelo número de pessoas que se embasam nele para tomar decisões e pelo número de seguidores que tem no Twitter. Fica a lição de casa: Quem são os melhores comunicadores da música que você acredita?
1) “somos os maiores…”
Adotar discursos como “somos os maiores/melhores em algo” é um grande erro. Isso não significa absolutamente nada para o jornalista. Você sabia? O comunicador não compra sua ideia só porque sua última campanha de marketing é boa. Entender os meandros da redação é importante. Leia o post anterior para sacar mais desse universo.
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